Mortalidade de janeiro é a pior desde o Covid-19

Num mês marcado pelo frio e epidemia da gripe morreram 13 499 pessoas.

02 de fevereiro de 2026 às 01:30
Mortalidade de janeiro atinge o pior valor desde a Covid-19, com 13 499 mortes Foto: Direitos Reservados
Partilhar

A mortalidade atingiu no último mês valores muito acima do habitual para a época do ano, com o registo de 13 499 mortes. É necessário recuar a 2021 para obter um registo de mortes superior em janeiro. Os dados indicam que no pico da pandemia da Covid-19 morreram perto de vinte mil pessoas, das quais 5785 da infeção.

Este janeiro, mês marcado por baixas temperaturas e por infeções respiratórias que encheram as urgências dos hospitais, houve 65 doentes com gripe A que foram internados em Unidades de Cuidados Intensivos. Em termos comparativos morreram no último mês mais 1226 pessoas do que em janeiro de 2025. 

Pub

As pessoas com mais de 85 anos são as maiores vítimas neste mês de inverno com um total de 6659 óbitos, o que representa 49% do total.

Os dados da Direção- Geral da Saúde indicam que a 2 de janeiro morreram 548 pessoas, sendo o dia do primeiro mês do ano com maior mortalidade.

Óbitos registados em janeiro

Pub

Por sua vez, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) refere que há um registo de excesso de mortalidade desde 17 de novembro.

No relatório da atividade gripal referente à última semana, o INSA indica que se verifica uma tendência decrescente dos casos de gripe.

Há também uma tendência decrescente das infeções respiratórias agudas graves, que permanecem mais elevadas no grupo etário dos 65 ou mais anos.

Pub

Ao mesmo tempo é indicada uma tendência estável nas últimas semanas de crianças com menos de dois anos internadas com o vírus sincicial respiratório.

Adianta ainda que desde outubro houve 117 internamentos de bebés. Este inverno fica marcado por uma situação excecional de excesso de mortalidade.

Nos últimos 35 anos houve apenas três períodos com uma mortalidade equivalente ou superior à do inverno atual. O Ministério da Saúde indicou que um balanço será realizado no final do inverno.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar