Mosquito que transmite doenças perigosas coloca Lisboa em alerta. Saiba os cuidados que deve ter
Espécie aedes albopictus foi identificada em Benfica.
Foi identificada pela primeira vez, em Lisboa, na freguesia de Benfica, a espécie de mosquitos aedes albopictus, que transmite os vírus do chikungunya, dengue e zika. A Direção-Geral da Saúde (DGS) já reforçou a vigilância e está a implementar medidas para controlar os mosquitos.
Os especialistas em saúde alertam para a necessidade de prevenção. As larvas do mosquito são geralmente encontradas em recipientes com água parada, lixeiras ou sarjetas. As medidas de prevenção incluem lavar e esfregar uma vez por semana bebedouros e taças para animais e manter limpas as caleiras e calhas assim como sarjetas. É também recomendado retirar pratos com vasos de plantas ou virá-los ao contrário, para evitar o acumular de água. Os poços, tanques e outros depósitos de água devem ser tapados, impedindo a entrada de mosquitos. Indica também a DGS que as “piscinas devem ser tratadas e limpas, tapadas ou esvaziadas”.
O mosquito já tinha sido detetado no Norte, em 2017, no Algarve, em 2018, e no Alentejo, em 2022. Tem vindo a expandir pelo sul da Europa. O mosquito aedes albopictus é originário das florestas tropicais do Sudeste Asiático. Nos últimos 50 anos disseminou-se em vários países no centro e sul da Europa.
Foi identificada pela primeira vez, em Lisboa, na freguesia de Benfica, a espécie de mosquitos aedes albopictus, que transmite os vírus do chikungunya, dengue e zika. A Direção-Geral da Saúde (DGS) já reforçou a vigilância e está a implementar medidas para controlar os mosquitos.Os especialistas em saúde alertam para a necessidade de prevenção. As larvas do mosquito são geralmente encontradas em recipientes com água parada, lixeiras ou sarjetas. As medidas de prevenção incluem lavar e esfregar uma vez por semana bebedouros e taças para animais e manter limpas as caleiras e calhas assim como sarjetas. É também recomendado retirar pratos com vasos de plantas ou virá-los ao contrário, para evitar o acumular de água. Os poços, tanques e outros depósitos de água devem ser tapados, impedindo a entrada de mosquitos. Indica também a DGS que as “piscinas devem ser tratadas e limpas, tapadas ou esvaziadas”.O mosquito já tinha sido detetado no Norte, em 2017, no Algarve, em 2018, e no Alentejo, em 2022. Tem vindo a expandir pelo sul da Europa. O mosquito aedes albopictus é originário das florestas tropicais do Sudeste Asiático. Nos últimos 50 anos disseminou-se em vários países no centro e sul da Europa.PORMENORES
CHIKUNGUNYA DORES MUSCULARES E FEBRE
O vírus da chikungunya demora até sete dias a manifestar-se e provoca febre, dores nas articulações, musculares, de cabeça e inchaço das articulações.
DENGUE DOR DE CABEÇA E NÁUSEAS E VÓMITOS
A dengue ocorre cinco dias após a picada. Causa febre, dores de cabeça e oculares, náuseas, vómitos e inchaços.
ZIKA ERUPÇÃO CUTÂNEA E CONJUNTIVITE
Pode manifestar-se doze dias após a picada. Os sintomas são: febre, erupção cutânea, dores e conjuntivite.Há o risco de um surto como o da Madeira de 2012 com 2200 casos de dengue?O mosquito é diferente, na Madeira foi o ‘Aedes aegypti’. Mas com este mosquito ocorreram surtos que atingiram centenas de pessoas em Itália.
PERGUNTAS E RESPOSTAS Que medidas as pessoas devem tomar de proteção dos mosquitos?
E como podem as autoridades combater o vírus?
Com a chegada do inverno os mosquitos morrem?
Há o risco de um surto como o da Madeira de 2012 com 2200 casos de dengue?
Há o risco de um surto como o da Madeira de 2012 com 2200 casos de dengue?
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt