Nevão à moda antiga mobiliza 15 veículos e 15 operacionais em Montalegre

Escolas estão fechadas, numa medida preventiva, e a Proteção Civil também ajudou a assegurar, em algumas aldeias, a entrega de refeições a utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social.

23 de janeiro de 2026 às 16:45
Nevão à moda antiga mobiliza 15 veículos e 15 operacionais em Montalegre Foto: Município de Montalegre via Facebook
Partilhar

Um nevão "à moda antiga" está esta sexta-feira a mobilizar dezenas de operacionais e 15 viaturas, em Montalegre, com a missão de assegurar a limpeza e a circulação nas estradas do concelho.

"Temos a Proteção Civil e os meios municipais todos no terreno", assegurou a presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes.

Pub

O concelho do norte do distrito de Vila Real, que está em aviso vermelho por causa da neve, cumpre esta sexta-feira o segundo dia da Feira do Fumeiro, um dos eventos que mais visitantes atrai ao concelho.

As escolas estão fechadas, numa medida preventiva, e, segundo a autarca, a Proteção Civil também ajudou a assegurar, em algumas aldeias, a entrega de refeições a utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Os operacionais estão no terreno desde a madrugada de hoje.

Pub

"Foi uma noite de muito, muito trabalho", descreveu a autarca, que adiantou que, também o dia, está a ser trabalhoso para garantir que "as vias estão todas transitáveis" e, por isso, com "condições de segurança" para os visitantes que queiram participar na "festa do mundo rural" que é a Feira do Fumeiro.

Fátima Fernandes reconheceu que o aviso vermelho "assusta um bocadinho as pessoas", aconselhou, contudo, a "máxima precaução" e lembrou que as previsões apontam para uma melhoria das condições meteorológicas a partir do início da tarde de sábado.

"Garantimos que vamos estar toda a noite no terreno a fazer a limpeza das vias", frisou.

Pub

Habituado ao frio e baixas temperaturas, o município de Montalegre está também preparado para lidar com a queda de neve.

No terreno estão dezenas de operacionais, entre bombeiros das corporações de Montalegre e de Salto, elementos da Proteção Civil, GNR e ainda privados que são chamados para ajudar.

Há ainda 15 viaturas, entre limpa-neves, tratores e outros veículos preparados para a limpeza das estradas e o espalhamento de sal.

Pub

Fátima Fernandes referiu ainda que o município dispõe de um 'stock' de 50 toneladas de sal.

A autarca disse que é "preciso cobrir todo o concelho", lembrando que estes nevões eram habituais há uns anos e salientando que a tempestade Ingrid trouxe "uma nevada à moda antiga".

"Mas nós estamos habituados e estamos preparados e temos os meios mecânicos e humanos para dar resposta a esta necessidade", salientou.

Pub

Júlio Lopes, adjunto do comando dos bombeiros de Montalegre, disse que, desde as 04:00 da madrugada, que seus operacionais andam na estrada a fazer a limpeza, prevenção e a aplicar sal para "manter as estradas o mais possível limpas".

Entre as ocorrências a que tiveram que dar resposta estão atolamentos, despistes e ajuda a condutores que não conseguiram progredir.

Júlio Lopes lembrou que as previsões apontam para um agravamento das condições meteorológicas a partir das 19:00 de hoje e referiu que a corporação mobilizou 40 operacionais.

Pub

No distrito de Vila Real, as escolas não abriram hoje nos concelhos de Montalegre, Boticas, Chaves, Mondim de Basto, Valpaços, Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar.

Já hoje encerraram, para o período da tarde, as escolas em Vila Real, Alijó, Sabrosa e Murça e também a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou a suspensão das atividades académicas a partir das 16:00.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva, neve, vento e agitação marítima como efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal continental, tendo emitido vários avisos.

Pub

Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar hoje sob aviso vermelho (o mais grave de uma escala de três) por causa da neve.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) colocou quase todo o território nacional continental em estado de prontidão especial de nível 3 até sábado, devido ao impacto previsível da neve e da agitação marítima com a passagem da depressão Ingrid.

Este nível entrou em vigor às 16:00 de quinta-feira e termina às 23:59 de sábado.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar