"Nós queremos ajudar as crianças": Pai e filho criam petição por cuidados intensivos pediátricos no IPO do Porto

Petição pública tem já mais de 23 mil assinaturas.

09 de novembro de 2025 às 15:14
Partilhar

"Não quero que ninguém passe por isto. Nós queremos ajudar as crianças". Foi este o propósito que levou Santiago Silva, de apenas 11 anos, a criar, com a ajuda do pai, uma petição por cuidados intensivos pediátricos no IPO do Porto. A iniciativa conta já com mais de 23 mil assinaturas. 

Em março do ano passado, Santiago foi diagnosticado com leucemia de Burkitt. "Foi um choque para nós, era uma criança saudável", explica ao CM Nuno Silva, pai de Santiago. A família avançou com a petição pública na sequência de uma complicação grave durante o tratamento que obrigou ao transporte do menino ao hospital de São João. “Ele teve de ser colocado em coma”, descreve Nuno. A transferência para a unidade hospitalar a 300 metros do IPO depende da existência de vagas e de ambulâncias especializadas. “Nós tivemos a sorte de ter uma vaga (...) Aquilo que pretendemos é que o IPO do Porto tenha cuidados intensivos pediátricos de forma a que, se surgirem complicações, todo o cuidado é prestado dentro do próprio hospital", diz Nuno. 

Pub

Em janeiro deste ano, a leucemia entrou em remissão. "Já sei que é difícil para todos, não é só para mim", desabafa Santiago. Pai e filho esperam agora que o Governo ajude a causa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar