Nota de Educação Física vai contar para acesso à universidade

PS é favorável, mas ainda não decidiu voto.

20 de março de 2018 às 08:59
Projeto do BE deverá ser aprovado na próxima sexta-feira no Parlamento Foto: Carlos Barroso
Assembleia da República Foto: Lusa
Vista geral da Assembleia da República Foto: Pedro Catarino

1/3

Partilhar

Os partidos de esquerda e o CDS-PP deverão viabilizar na sexta-feira um projeto de resolução do Bloco de Esquerda (BE) que recomenda ao Governo que a disciplina de Educação Física (EF) volte a contar para a entrada na universidade. "Tudo indica que estão criadas as condições para ser aprovado", disse ao CM o deputado do BE Luís Monteiro.

PCP e Os Verdes votarão favoravelmente, enquanto o PSD ainda não definiu o sentido de voto. O CDS-PP vai viabilizar. "A nossa decisão à partida é de viabilizar o diploma, resta saber se nos abstemos ou votamos a favor", disse ao CM a deputada do CDS-PP, Ana Rita Bessa.

Pub

Já o deputado do PS, Porfírio Silva, diz que a bancada socialista tem "uma posição de partida favorável à valorização da EF", mas ainda não decidiu como votará.

"A questão do acesso é importante, porque condiciona a forma como famílias e alunos se posicionam em relação à disciplina", acrescenta.

A nota de EF no secundário deixou de contar para a média de acesso em 2012, por decisão do ministro Nuno Crato. O secretário de Estado da Educação, João Costa, chegou a anunciar a reversão da medida para este ano letivo, o que não se concretizou.

Pub

Ao CM, o Ministério da Educação diz que decorre o "processo legislativo" com vista a esta alteração, que implica ouvir diversas entidades, e não diz se a mudança arranca no próximo ano letivo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar