Nuvens em dia de lua gigante
Estado do tempo dificultará a observação do fenómeno.
O início de noite deste sábado vai ser marcado por uma superlua, a primeira deste ano. O fenómeno acontece quando a lua está cheia e muito próxima do ponto em que se encontra mais perto da Terra, o denominado perigeu, durante o percurso da sua órbita.
A lua vai parecer maior do que o habitual, não apenas devido à designada superlua, mas também à proximidade com o horizonte, o que contribui para um efeito extra de ampliação, que não passa de uma ilusão de ótica, segundo explica o Observatório Astronómico de Lisboa. O fenómeno será mais visível às 19h59.
No entanto, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), são esperados para hoje à noite períodos de céu muito nublado, o que trará dificuldades aos interessados em observar este fenómeno astronómico.
Este domingo, a lua nasce às 20h40 e continuará a parecer maior do que é habitual. Para este ano, estão previstas mais duas superluas. A primeira a 28 de setembro e a segunda a 27 de outubro.Envie-nos fotos da superlua. Saiba como.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt