Lua vai ficar cinzenta, depois vermelha e de novo cinza.
Um dos maiores e mais esperados acontecimentos astronómicos do ano ocorre na noite de hoje para amanhã: um eclipse total da superlua. O fenómeno não era visível desde 1982 e o próximo só será observável em 2033.
Com maior luminosidade do que é habitual, a Lua entra na penumbra da Terra a partir da 01h10 (hora de Portugal Continental). O satélite começa então a escurecer, obtendo um tom acinzentado. Pelas 02h07, a Lua entra na sombra da Terra e começa a ficar avermelhada.
E porque é uma superlua, às 02h46 estará localizada no ponto mais próximo da Terra, a 356 877 quilómetros. Ou seja, 49 600 quilómetros mais perto do que quando se encontra no ponto mais distante. O começo do eclipse total ocorre às 03h11, quando a Lua entra totalmente dentro da sombra da Terra.
Documentos
27-09-2015_01_12_22 Info_Lua_Vermelha.pdfEmbora fique totalmente na penumbra, a Lua não deixa de ser visível, mas apresenta uma cor avermelhada. O máximo do eclipse ocorre às 03h47 e, passados 3 minutos, ocorre o instante da fase de lua cheia da superlua. Pelas 04h24, termina o eclipse total, e a Lua sai da penumbra às 06h24. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o céu vai estar pouco nublado ou limpo em todo o País.Onde vai ser possível ver o eclipse
Caso não queira ficar acordado durante a noite de domingo para segunda-feira – que contará com uma média de 16 graus de temperatura mínima em todo o País, de acordo com o IPMA – vai poder assistir ao início do fenómeno raro já durante o entardecer de domingo. A Lua nasce às 19h10 e, nessa altura, irá ter uma cor vermelho-alaranjada.
Embora fique totalmente na penumbra, a Lua não deixa de ser visível, mas apresenta uma cor avermelhada. O máximo do eclipse ocorre às 03h47 e, passados 3 minutos, ocorre o instante da fase de lua cheia da superlua. Pelas 04h24, termina o eclipse total, e a Lua sai da penumbra às 06h24. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o céu vai estar pouco nublado ou limpo em todo o País. Caso não queira ficar acordado durante a noite de domingo para segunda-feira – que contará com uma média de 16 graus de temperatura mínima em todo o País, de acordo com o IPMA – vai poder assistir ao início do fenómeno raro já durante o entardecer de domingo. A Lua nasce às 19h10 e, nessa altura, irá ter uma cor vermelho-alaranjada. Onde vai ser possível ver o eclipse
Além de Portugal continental, Açores e Madeira, a superlua vai poder ser vista na Europa Ocidental, África Ocidental, América do Sul e Central e no Leste da América do Norte. Tudo porque em todos estes locais, no momento do eclipse, a Lua vai estar acima do horizonte.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.