Os truques que deve seguir para se adaptar da melhor maneira à mudança da hora
Nos primeiros tempos os padrões de sono podem ser afetados.
Na madrugada deste domingo, os relógios atrasaram uma hora. Às 02h00, os relógios foram atrasados 60 minutos, passando para a 01h00. Nos Açores, a mudança deu-se à 01h00 da madrugada de domingo, passando para as 00h00.
À sua noite de descanso pode-lhe adicionar mais uma hora, ou, se foi aproveitar para se divertir com os familiares e amigos pode fazê-lo por mais 60 minutos.
Considerando estas duas situações, o atraso no relógio parecer ter bastantes vantagens, mas a verdade é que também acarreta desafios. Segundo a Sociedade Espanhola do Sono, citada pelo El Confidencial, a mudança da hora pode ter consequências negativas para o organismo.
Para manter hábitos saudáveis é importante existir um equilíbrio entre o sono e o acordar. O contrário pode provocar doenças cardiovasculares, hipertensão e ainda ansiedade ou depressão.
De acordo com a mesma fonte, é normal que nos primeiros tempos, com a mudança da hora, os padrões de sono sejam afetados e se sinta mais irritado, menos produtivo, com falta de energia ou até mesmo com dificuldade em se concentrar.
Estas são algumas dicas que deve seguir para se habituar da melhor maneira ao novo horário:
Luz natural
O sono é regulado pelo cérebro mediante um relógio biológico sincronizado pela exposição à luz solar, assim sendo é importante aproveitar a luz natural antes que anoiteça. Para isso é aconselhado que caminhe ou pratique atividades ao ar livre. Se mantém o habito de fazer scroll no telemóvel antes de dormir, desafie-se a deixar de o fazer. À noite, para que o corpo sinta que é hora de descansar, deve evitar ecrãs e luzes brilhantes
Adaptar a rotina
Aproveitar para descansar mais ou, por exemplo, para ler um livro e dedicar-se a tarefas domésticas. Começar a rotina noturna mais cedo é recomendável para manter um sono saudável. Também o horário das refeições deve ser reajustado em função da rotina que adotar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt