Pais contra 1º ciclo sem Educação Física

Esperam que provas de aferição revelem falhas no ensino.

30 de março de 2017 às 08:15
90 mil alunos realizam em maio prova de Expressões Físico-Motoras Foto: Pedro Catarino
Educação Física, Ensino Superior, Ensino Secundário, João Costa, Ministério da Educação, Nuno Crato, educação Foto: GettyImages

1/2

Partilhar

A maioria dos alunos do 1º ciclo não tem aulas de Expressões Físico-Motoras porque as escolas não cumprem os currículos, denunciam os pais, que esperam que o problema fique evidente em maio, nas provas de aferição do 2º ano.

"São muito poucos os alunos do 1º ciclo com atividade física durante as aulas. Muitos só fazem desporto nas atividades de enriquecimento curricular, que são opcionais", disse ao CM Rui Martins, presidente da Confederação Independente de Pais e Encarregados de Educação, acrescentando: "Estes constrangimentos virão ao de cima nas provas de aferição, porque a maioria não praticou os exercícios. É pena que os nossos filhos sejam cobaias."

Pub

Rui Martins diz também que "a maioria das escolas não tem equipamentos como o banco sueco, necessários à realização da prova". Filinto Lima, da Associação Nacional de Diretores (Andaep), diz que a falta de material "não é nada de especial" e está a ser resolvida. E garante que a área de Expressões Físico-Motoras "faz parte do currículo e é dada".

"Quando estava tudo focado nos exames do 4º ano era pior." Avelino Azevedo, da Confederação de Professores de Educação Física, espera que a prova sirva para "detetar situações de carência na área".

O Ministério da Educação diz que as escolas estão a resolver a falta de material "em articulação com as autarquias".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar