Papa Francisco pede paz na primeira missa do ano
Milhares de fiéis assistiram à oração na Basílica de São Pedro. Papa diz que a manutenção da paz é responsabilidade de todos.
O Papa Francisco presidiu esta terça-feira à primeira missa do novo ano, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Perante milhares de fiéis, o Sumo Pontífice lembrou o Dia Mundial da Paz com o tema "boa política".
"Não pensemos que a política está reservada apenas aos governantes. Todos somos responsáveis pela vida da cidade, pelo bem comum; a política é boa na medida em que cada um faz a sua parte, ao serviço da paz", disse o Papa, apelando à paz no Mundo. Na homilia, Francisco propôs uma Igreja Católica de "ternura", que valorize a dimensão materna, ao assinalar a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus.
"Na vida fragmentada de hoje, onde nos arriscamos a perder o fio à meada, é essencial o abraço da Mãe. Há tanta dispersão e solidão à nossa volta. O Mundo está todo conectado, mas parece cada vez mais desunido", referiu.
O Sumo Pontífice evocou ainda, na oração, todos aqueles que vivem sem mãe, "por conta própria", e que "perdem a direção". Dirigindo-se à comunidade católica, defendeu que a devoção à Virgem Maria não deverá ser opcional. "É a Rainha da paz, que vence o mal e guia pelos caminhos do bem, repõe a unidade entre os filhos, educa para a compaixão", explicou.
No final da missa, o Papa Francisco deixou votos de "paz e prosperidade", pedindo que se reze todos os dias pela paz.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt