Papa reza no sábado junto à imagem da Virgem de Fátima na Praça de São Pedro
Deslocação da imagem venerada na Capelinha das Aparições ocorre no âmbito Jornada da Espiritualidade Mariana, que decorre no fim de semana.
O Papa Leão XIV reza no sábado, na Praça de São Pedro, junto à imagem original de Nossa Senhora de Fátima, que esta sexta-feira sai do santuário rumo a Roma, onde vai estar também na missa de domingo.
Segundo informação do Santuário de Fátima, são dois os momentos em que Leão XIV vai estar junto à imagem da Virgem de Fátima, no sábado, às 18:00 (menos uma hora em Lisboa), na vigília de oração, na Praça de São Pedro, e na missa a que preside, no domingo, às 10:30, no mesmo local.
A deslocação da imagem venerada na Capelinha das Aparições ocorre no âmbito Jornada da Espiritualidade Mariana, que decorre no fim de semana, na capital italiana.
"A saída da escultura e da comitiva que a acompanha, em direção ao aeroporto de Lisboa, está prevista para as 11:50" de hoje, esclareceu. O santuário adiantou que, ao longo do dia de sábado, até à vigília de oração, a imagem estará na Igreja de Santa Maria in Traspontina, para veneração dos fiéis", seguindo, às 17:00, em procissão para a Praça de São Pedro.
Nessa igreja, o programa prevê, às 09:00, uma missa presidida pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, e a recitação do terço ao meio-dia. Em 27 de fevereiro, no pontificado de Francisco, que morreu em abril, o Vaticano revelou que a escultura de Nossa Senhora de Fátima iria estar em Roma por ocasião do jubileu.
"A famosa imagem da Virgem, conhecida pelos fiéis do mundo inteiro e símbolo da 'Esperança que não dececiona', estará presente entre os fiéis participantes" da missa na Praça São Pedro no domingo, "enriquecendo ainda mais este momento de oração e reflexão", referiu na ocasião o Vaticano.
Então, em comunicado, o reitor do Santuário de Fátima destacou a importância desta viagem, recordando que a retirada da imagem da Capelinha das Aparições é feita apenas de modo excecional e a pedido dos papas. Esta é a quarta vez que a imagem original de Nossa Senhora de Fátima sai da Cova da Iria para Roma.
A primeira foi em 1984, por ocasião do Jubileu Extraordinário da Redenção, quando, em 25 de março, o Papa João Paulo II (1920-2005) "consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria", referiu o gabinete de imprensa do Vaticano. A segunda deslocação foi para o "Grande Jubileu do Ano 2000 e a terceira, em outubro de 2013, por ocasião do Ano da Fé com o Papa Francisco", acrescentou o Vaticano.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt