Parque urbano trava escoamento de água
Técnicos propõem a construção de quatro bacias de retenção.
No dia seguinte à enxurrada que atingiu Albufeira, três especialistas em ordenamento fizeram um levantamento exaustivo dos fatores que contribuíram para as inundações. No relatório, a que o CM teve acesso, concluíram que o caudal da ribeira de Albufeira subiu drasticamente com a água de outras duas linhas de água e que a construção do parque urbano retirou capacidade de escoamento da água. Os técnicos sugerem, entre outras coisas, a construção de quatro bacias de retenção e o alargamento do caneiro por onde passa a água.
O estudo foi feito de forma voluntária por técnicos da empresa RTGeo e já foi entregue à Câmara de Albufeira e à Agência Portuguesa do Ambiente. Os especialistas identificam vários pontos, entre eles o parque de campismo que inundou por ser o local de "confluência das três ribeiras principais da bacia hidrográfica". Junto à Av. dos Descobrimentos, verificaram uma "falha grave" na construção do parque urbano que "retirou uma capacidade significativa de escoamento ao leito" da ribeira.
Os especialistas concluíram que a única bacia de retenção existente "não é suficiente" e sugerem a "construção de quatro bacias para travar a água a montante", explicou ao CM Tiago Sousa, geógrafo da RTGeo. Aconselham ainda a elaboração de planos de risco de cheias e emergência e implementação de um sistema de monitorização de precipitação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt