Patriarca de Lisboa critica católicos que estão contra os imigrantes
Rui Valério acusa líderes mundiais de terem vontade de fazer a guerra. Sobre temas polémicos, seguirá a posição do Papa.
O patriarca de Lisboa criticou os católicos que estão contra os imigrantes, por não seguirem o exemplo de Cristo. “O próprio Cristo identificou-se como peregrino e estrangeiro”, afirmou, citando o evangelho. "Eu era peregrino e estrangeiro e vós me recolhestes, eu tive fome e destes-me de comer, eu estava no hospital e fostes-me visitar, eu estava na prisão e vós viestes em meu auxílio", afirmou Rui Valério, em entrevista à Lusa.
Para o ex-bispo das Forças Armadas, a matriz cristã da sociedade portuguesa não é posta em causa pela imigração. "A matriz está no coração das pessoas e não é isso que está em questão", disse, destacando o respeito dos imigrantes pela fé católica: "Olham para mim e vêm pedir a bênção". Admitiu contudo que "o fenómeno da imigração apanhou-nos a todos de surpresa” e que houve "falta de preparação” no acolhimento.
Quanto à situação internacional, Rui Valério acusou “alguns líderes de superpotências” de terem “vontade de fazer a guerra”. “São pessoas que não cresceram, ficaram ali à beira da adolescência”, disse, sem citar nomes. Sobre os temas polémicos como o celibato dos padres ou a ordenação das mulheres, o arcebispo de Lisboa não se pronunciou, limitando-se a afirmar que seguirá as orientações do Papa Leão XIV.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt