Pedalar pela inclusão e ligação intergeracional: Paulo Sargento apadrinha projeto que une crianças e idosos
Aproximar idosos e crianças é o objetivo expresso do novo projeto solidário em Vieira de Leiria.
Pedalar pela inclusão e pela ligação intergeracional é o desafio do novo projeto da Associação de Promoção Social de Vieira de Leiria. Na vila do concelho da Marinha Grande, a coesão social foi o ponto de partida para um projeto que foi oficialmente inaugurado este sábado. O psicólogo Paulo Sargento apadrinhou o projeto.
"Este projeto nasce da necessidade de aproximar as crianças dos idosos da nossa comunidade e permite também, nessa interação, criar aquilo que nós chamamos as rotas da alegria", começou por explicar Joaquim Lourenço, presidente da Associação de Promoção Social de Vieira de Leiria.
Para justificar a escolha da bicicleta, o psicólogo realçou que "o que pedala é o que serve e a criança e o idoso são aqueles que são servidos por nós".
A nova bicicleta permite transportar um idoso e uma criança, e até pessoas em cadeira de rodas. Para a empresa responsável, estes são os projetos que valem verdadeiramente a pena.
"Embora não seja algo lucrativo, foi a nossa missão desde o início. Estes trabalhos de cariz social é aquilo que nos alimenta e nos dá alegria e alento para continuar a trabalhar no dia-a-dia", destacaram os gerentes da IBH - Inovação de Bicicletas e Handbikes, Micael Pedro e Tiago Simões.
O projeto foi apadrinhado por Paulo Sargento, que destacou as potencialidades da iniciativa.
"[O projeto] está a materializar o diálogo entre as gerações de uma forma simples, genuína", explicou o psicólogo Paulo Sargento. "Vai beneficiar quer as pessoas que estão no lar e estão muito sozinhas e depois têm ali uma criança com quem conversar e com quem brincar, quer os mais jovens que têm acesso às memorias e a aprender que um dia também vão ser velhotes", notou ainda Sargento.
A iniciativa, que conta com a colaboração do município da Marinha Grande, saiu pela primeira vez às ruas da Vieira de Leiria este sábado, naquela que se espera que seja a primeira de muitas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt