Pensar em sexo faz bem à memória
Psicólogo ajuda-o a decorar dados relevantes.
Pensar em sexo ajuda a fixar dados importantes. Quem o garante é o psicólogo britânico Ed Cooke. Sempre que quiser fixar alguma informação, segundo o especialista, apenas tem de relacioná-la com o ato sexual. Isto acontece porque o nosso cérebro grava com facilidade assuntos que consideramos interessantes e relevantes, ao contrário do que ocorre com os temas chatos e sem importância.
"Nudez, tabus, pessoas atraentes, coisas que nos deixam intrigados, tudo isso desperta a nossa atenção e memórias relacionadas com esses elementos também sobressaem", explicou Ed Cook em entrevista ao ‘Daily Mail’.
Além do sexo, o psicólogo referiu que quando as informações também são relacionadas com cores, movimento, violência, humor, assuntos absurdos e interesses pessoais tornam-se mais fáceis de fixar.
O especialista em memória aproveitou a entrevista para descansar as pessoas ao referir que a capacidade de memorização não enfraquece à medida que a idade avança. "Há uma tendência geral entre os indivíduos para achar que a sua memória está em declínio, mas isso é um exagero", acrescentou o psicólogo britânico.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt