Pilates torna corpo mais eficaz
Prática garante uma maior consciência corporal sobre a melhor forma de sentar, estar de pé ou pegar num objeto.
Indicado para desenvolver a flexibilidade e a concentração, o pilates é uma prática de baixo impacto que permite mesmo a recuperação de pequenas lesões e aproveita o próprio peso do corpo para a realização de exercícios.
Em Portugal, são cada vez mais os que procuram esta prática, em particular as pessoas de meia-idade, pelos resultados obtidos em termos de qualidade de vida.
"Procuramos desenvolver um equilíbrio muscular para que o corpo de torne o mais eficaz possível", explica ao CM Carla Gonçalves, coordenadora do curso de Técnico de Desporto, realizado no CEFAD- Formação Profissional, em Lisboa. "Com a prática há um ganho em termos de consciência corporal, no sentido de tomar conhecimento da melhor postura quando estamos de pé, sentados ou, por exemplo, a apanhar um objeto, especifica.
"Há um interesse notório, nomeadamente de pessoas que com a idade possuem mazelas ao nível da coluna, por estarem muito tempo sentadas ou de pé", refere Carla Gonçalves, acrescentando que, com a evolução, "as pessoas percebem que ganham em termos de qualidade de vida devido ao reforço da musculatura". "O método de pilates consiste em trabalhar o corpo como um todo. Todos os músculos são trabalhados a partir dos músculos internos para que se crie um equilíbrio muscular total", refere.
Na realização dos movimentos, o pilates é muitas vezes comparado com o ioga. Contudo, são práticas diferentes, não existindo no pilates uma base na meditação. Ao contrário do ioga, no pilates a resistência muscular não é só sublinhada com recurso ao peso corporal: recorre a diversos equipamentos, como bolas ou molas, que oferecem diferentes tensões para a realização dos exercícios."
Carla Gonçalves deixa o alerta de que o pilates é das modalidade mais caras realizadas nos ginásios. "A exemplo da musculação, muitos exercícios obrigam à existência de aparelhos que não são baratos. O número de instrutores também não é significativo", explica a responsável do CEFAD.
Técnica chinesa ganha adeptos
Eduardo Elias é professor de Taiji Bailong Ball em várias associações dos concelhos de Vila Franca de Xira, Loures e Lisboa. Participou nas iniciativas do Dia Nacional e Europeu da Obesidade em Lisboa, organizado pela Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal, onde explicou ao CM as vantagens da modalidade. "Consiste na realização de movimentos circulares que permitem um balanço do corpo, com a preocupação de sentir que todo o corpo está em movimento", referiu.
Eduardo Elias entende que mais do que a realização de um conjunto de exercícios, o Taiji Bailong Ball "é uma via que exige muita dedicação e vontade para conseguir uma aceleração da aprendizagem de movimentos desta arte de raízes milenares".
"O Ioga é uma prioridade"
"O ioga é uma prioridade, é um estado de espírito imprescindível, como comer ou dormir. Primeiro faço ioga, depois começo o dia", diz a fadista, que ainda pratica taekwondo, corrida e treino de força duas vezes por semana. Começou a praticar ioga desafiada pela irmã, até descobrir a vertente que mais se adequava a si. "Foi o ashtanga ioga que me prendeu. É mais físico e mais individual", diz a cantora, que aconselha a prática a todas as pessoas.
"É para todas as idades. Ao contrário do que se pensa o ioga é para todos e não só para os que são flexíveis. Ao fim de um mês ou dois começam a aparecer resultados e as pessoas já não se reconhecem. É por isso que se torna também tão viciante ver a vida a mudar",explica. Os hábitos alimentares, esses, também acabaram por mudar por conta do ioga.
"A minha alimentação mudou radicalmente, a consciência que se passa a ter faz com que rejeitemos alimentos maus e desejemos alimentos bons". Também a vida artística saiu a lucrar. "Há também benefícios ao nível da criatividade e da vontade. Para mim, é a minha grande fonte de inspiração".
PORMENORES Criado em 1920
Estilos de vida modernos
Fortalecimento do corpo
Com recurso a aparelhos, Joseph Pilates decidiu criar um conjunto de exercícios para alongar, fortalecer e equilibrar o corpo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt