Piora estado de saúde da jovem com sarampo
Menor está nos cuidados intensivos do D. Estefânia, com respiração assistida.
O estado de saúde da jovem de 17 anos, internada com sarampo no Hospital Dona Estefânia (Lisboa), agravou-se esta terça-feira. A menor permanece nos cuidados intensivos da unidade, com respiração assistida, sob sedação. O estado clínico é considerado instável.
"O Centro Hospitalar de Lisboa Central informa que uma jovem de 17 anos se encontra internada na sequência de uma pneumonia bilateral - complicação respiratória do sarampo", refere o centro hospitalar. Sublinha que a informação foi disponibilizada a título excecional, após autorização da família da doente, que primeiro foi internada em Cascais. É o caso mais grave dos 21 confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.
Hoje é o início do 3º período de aulas e os diretores das escolas estão em alerta com a epidemia de sarampo.
Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas, reclama, inclusive, mais informação por parte das autoridades de saúde: "Seria conveniente que a DGS emitisse um comunicado às escolas".
Manuel Pereira, da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, garante que vão estar atentos aos sinais.
O constitucionalista Paulo Otero diz não haver "nada na Constituição que proíba a vacinação obrigatória" quando está em causa a proteção da saúde pública.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt