Pneumonias são principal causa de morte
Relatório mostra aumento de óbitos por doenças respiratórias.
O número de óbitos provocados por doenças respiratórias tem vindo constantemente a aumentar em Portugal desde a década de 90, ocupando a terceira posição a seguir aos óbitos por doenças cardiovasculares e doenças oncológicas, segundo o relatório "Portugal – Doenças Respiratórias em Números 2015", do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias, que é apresentado esta terça-feira, em Lisboa, pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com o relatório, em 2014 registaram-se 12 147 mortes por doenças respiratórias, das quais 6292 óbitos eram referentes ao sexo masculino e 5855 óbitos referentes ao sexo feminino.
A mortalidade por doenças respiratórias tem vindo a aumentar ao longo dos anos até 2012, ano que atingiu um máximo de 13 893 óbitos. No ano seguinte verificou-se um ligeiro decréscimo, com 12 611 óbitos, segundo o relatório da DGS.
A mortalidade afeta sobretudo as faixas etárias acima dos 65 anos. As pneumonias são a principal causa de mortalidade respiratória em Portugal Continental.
No que se refere aos encargos com cuidados de saúde, as doenças respiratórias constituem a quinta principal causa de internamento hospitalar.
Nos cuidados de saúde primários têm vindo a aumentar os diagnósticos de asma e doença pulmonar obstrutiva crónica.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt