População de São João da Madeira indignada com retirada de ninho de cegonhas com 30 anos para construção de Lidl
Entidades defendem que situação é temporária e devidamente autorizada.
Foi retirado, na manhã de sábado, um ninho de cegonhas da chaminé da antiga fábrica de chapeleira Nicolau da Costa & C. ª Lda, em São João da Madeira, devido à construção de um supermercado Lidl. A população mostrou indignação, alegando que o ninho de cegonhas lá estava há cerca de 30 anos e que é um símbolo da cidade. Os habitantes defendem que deviam ter sido informados da situação antecipadamente.
Segundo o Jornal de Notícias, a superfície comercial tem autorização para a retirada - que é temporária e justificada por motivos de segurança.
Ao início da tarde de sábado, uma patrulha do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente esteve no local e confirmou que o responsável pela obra apresentou as devidas licenças do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, indica a mesma fonte.
Já a autarquia de São João da Madeira esclareceu ao JN que "a Câmara Municipal determinou a preservação da antiga chaminé fabril aí localizada, tendo ainda sensibilizado para a necessidade de salvaguardar o ninho de cegonha". No entanto, surgiu a necessidade de reforçar a estrutura de segurança da mesma chaminé, obrigando à retirada do ninho, que será reposto assim que possível, garantiu autarquia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt