Portimão fica sem sardinha
Pescadores já esgotaram quota de 728 toneladas deste ano.
A pesca da sardinha fica proibida a partir das 12h00 desta sexta-feira em Portimão, enquanto em Olhão a paragem deverá acontecer dentro de poucos dias. Antes do Algarve, a quota já tinha esgotado em Peniche e na Nazaré.
A organização de produtores Barlapescas, a que pertence a frota do de Portimão, recebeu esta quinta-feira a notificação da Direção-Geral de Recursos Naturais do esgotamento da quota de 728 toneladas.
Jorge Vairinhos, da Barlapescas, critica o modelo de quotas, que leva a que "uns tenham de parar e outros possam continuar a pescar". Segundo este dirigente, as quantidades foram definidas "de forma desigual", com base no "historial de pesca" em vez de ser definido "um limite igual por barco".
Em relação aos apoios anunciados pelo Governo, Jorge Vairinhos afirma que "só estão assegurados por três meses, mas, na realidade, vamos estar parados uns sete ou oito meses".
A outra organização de produtores algarvia – Olhãopesca – também está com a quota quase esgotada. O que resta só deverá dar para mais dois ou três dias.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt