Porto celebra 600 anos das Tripas
Universidade assinala efeméride com um almoço aberto à cidade.
A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) assinala na quinta-feira os 600 anos das Tripas, prato típico da gastronomia portuense, com um almoço de degustação aberto a toda a cidade, na praça Gomes Teixeira.
A Universidade do Porto refere que o almoço é o momento alto das comemorações dos 600 anos das Tripas, que assinalam a data em que os portuenses cederam todas as suas carnes nobres, ficando apenas com as tripas, à armada que partiu do Porto à conquista de Ceuta.
As comemorações começam às 11h00, no Salão Nobre da Universidade do Porto, com uma contextualização histórica de Joel Cleto e com uma palestra sobre o valor das Tripas na alimentação portuguesa proferida pelo professor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto, Vítor Hugo Teixeira.
Foi em 1415 que os portuenses ganharam o epíteto de "tripeiros" por terem cedido todas as carnes da cidade, com exceção das tripas, à armada do Infante D. Henrique que partiu nesse ano do Porto à conquista de Ceuta.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt