Papa vai canonizar novo santo português
Papa dispensa milagre para a canonização de antigo arcebispo.
O papa Francisco autorizou a canonização do antigo arcebispo de Braga D. Frei Bartolomeu dos Mártires (1514-1590), dispensando a necessidade de um novo milagre atribuído à intercessão do futuro santo português.
"O papa Francisco concedeu, em audiência à Congregação para a Causa dos Santos, a autorização necessária à dispensa do milagre formalmente demonstrado para a declaração de santidade do beato Bartolomeu dos Mártires", refere a arquidiocese de Braga em comunicado.
"Este é um passo significativo, que permitirá, em breve, a conclusão do processo de canonização e a declaração pública da santidade de Bartolomeu dos Mártires, antigo arcebispo de Braga e figura de referência do Concílio de Trento".
Frei Bartolomeu, nascido em Lisboa, em 1514, foi responsável pelo território que hoje compreende as dioceses de Viana do Castelo, Bragança-Miranda e Vila Real, que naquela altura integravam a arquidiocese bracarense.
D. Jorge Ortiga afirmou que esta notícia foi acolhida "como um novo estímulo para a caminhada arquidiocesana de conversão pessoal e pastoral" e reconheceu em Bartolomeu dos Mártires "um companheiro de viagem que abriu e abre novos horizontes".
D. Frei Bartolomeu, que vai ter uma estátua no largo de Santiago, em Braga, foi declarado venerável a 23 de março de 1845, pelo papa Gregório XVI, e beato, a 4 de novembro de 2001, pelo papa João Paulo II. A cerimónia de canonização ainda não tem data marcada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt