Portuguesas batem europeias no nível de escolaridade

49% das mulheres entre os 25 e os 34 anos têm curso Superior, acima da média da União Europeia.

08 de março de 2022 às 08:59
/fotospublicadas/Fotos/2-18657358 (13171849) (Milenium)
Partilhar

As mulheres jovens portuguesas há muito que superam os homens nacionais nos estudos, mas agora estão mesmo à frente das suas congéneres da União Europeia. Segundo dados revelados pela Pordata a propósito do Dia da Mulher que esta terça-feira se assinala, 49% das mulheres portuguesas entre os 25 e os 34 anos possuem um curso Superior, enquanto a média da UE se fica pelos 46%.

“Estes dados deixam-me feliz e mostram que há uma capacitação grande das mulheres portuguesas para prosseguir a formação e fazer escolhas mais informadas”, disse ao CM a cientista Elvira Fortunato. Já entre os homens, apenas 34,6% se formaram no Superior, abaixo da média europeia de 35,2%.

Pub

Homenagem: Justifica-se o dia da mulher?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Homenagem: Justifica-se o dia da mulher?

Na educação, as mulheres predominam, entre os docentes até ao Secundário, com 78% do total de profissionais. Mas entre os professores do Superior estão em minoria (45,8%). Por outro lado, a disparidade salarial a favor dos homens persiste e agravou-se na pandemia. “Ainda há muito a fazer. Há muitas mulheres na base mas chegam poucas cá acima”, afirma Elvira Fortunato, catedrática da Universidade Nova, instituição que lançou um plano para atenuar esta realidade, em que menos de 20% dos catedráticos são mulheres. “Representamos 50% das pessoas e queremos ter os mesmos 50% em termos de oportunidades, e concedidas por mérito. A diversidade é extremamente importante”, afirma a cientista.

Pub

Mulheres dominam maior parte das áreas 

As mulheres são a maioria entre os diplomados da maior parte das áreas (Educação, Artes, Humanidades, C. Sociais, Comércio, Direito, Agricultura, Saúde, Proteção Social), mas são minoria em Ciências, Matemática, Informática, Engenharias e Serviços.

Pub

Nascem mais homens do que mulheres (entre os zero e os quatro anos , por cada 100 elementos do sexo feminino há 105 do masculino), mas elas vivem mais tempo e por isso representam a maioria da população, havendo por cada 100 mulheres cerca de 91 homens.

1909

Uma marcha pelos direitos laborais da mulher organizada em 1909 pelo Partido Socialista Americano terá sido precursora. A marcha inspirou a Internacional Socialista de 1910 a propor a celebração anual de um Dia da Mulher.

Pub

Com a Revolução russa de 1917, o dia começou a ser assinalado pelo movimento socialista e ficou associado à esquerda.

Desde 1977 a nível mundial

Nos anos 60, foi adotado pelo movimento feminista, e em 1977, pela ONU, passando a ser celebrado a nível mundial.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar