Poupança nos livros pode ir até aos 174 euros
Foi suspensa a substituição dos manuais escolares do 3º e 7º anos.
As famílias de alunos do 3º e 7º anos vão poder poupar até cerca de 174 euros nos manuais escolares, se os conseguirem emprestados. Um despacho publicado ontem em Diário da República suspendeu a substituição dos manuais escolares dos 3º e 7º anos no próximo ano letivo, cujo custo médio ronda os 41 e os 174 euros, respetivamente, assim como o da disciplina de Biologia e Geologia, do 11º ano, que pode custar mais de 30 euros.
Atualmente, os manuais do 1º ciclo são gratuitos para os alunos das escolas públicas, porque o Governo passou a suportar esse custo. No próximo ano letivo, também será o Estado a suportar a despesa com os livros dos alunos do 2º ciclo, que engloba o 5º e o 6º ano, e esta será de cerca de 20 milhões de euros.
Ficam de fora deste programa de gratuitidade dos manuais escolares os alunos do ensino privado, assim como os dos restantes anos de escolaridade.
O Governo já prometeu que, até ao final da legislatura, todos os alunos das escolas públicas até ao ensino secundário terão manuais gratuitos.
A Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) saudou o diploma de ontem, mas considera que ainda fica aquém do que tem vindo a defender, que é um pacto de regime para que se pudesse prolongar por vários anos letivos os manuais adotados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt