Praias de Ílhavo com 35 salvamentos e nenhuma vítima mortal na época balnear

Foram também realizadas ações de sensibilização diárias e reforçada a sinalética nas praias do município.

07 de outubro de 2025 às 12:42
Praia da Barra, Ílhavo
Partilhar

Este ano registaram-se 35 salvamentos durante a época balnear, nas praias do município de Ílhavo, sem qualquer vítima mortal, informou hoje a proteção civil municipal.

Dos 35 salvamentos realizados 28 foram na Praia da Barra e sete na praia da Costa Nova do Prado, não se registando qualquer operação de salvamento na praia do Oudinot ou em zonas não vigiadas.

Pub

"Em 2025, registaram-se menos 12,5% de salvamentos relativamente ao ano anterior, fruto da vigilância coordenada e da intervenção atempada dos nadadores-salvadores", reporta uma nota da Câmara de Ílhavo.

"Durante a época balnear, três pessoas precisaram de ser transportadas até ao hospital, mas apenas por precaução", acrescenta.

De acordo com o relatório do Gabinete de Proteção Civil e Gestão Florestal, em 2025 "registou-se uma melhoria significativa da eficácia da vigilância, evidenciada pela ausência de ocorrências em áreas não concessionadas".

Pub

"Um dos fatores determinantes foi a implementação de um dispositivo especial de salvamento fora do calendário oficial da época balnear, nos meses de maio, setembro e outubro", atribui.

Segundo a mesma fonte, "o histórico demonstra maior incidência de mortes fora do período da época balnear ou em zonas não vigiadas" e a medida "resultou, inclusive, no salvamento de uma vida em maio".

Na nota é salientado o reforço dos meios motorizados, com a utilização das motas de salvamento, o que "permitiu ampliar a vigilância até áreas tradicionalmente não vigiadas, garantindo maior proximidade aos banhistas e reduzindo o número de situações de risco".

Pub

"Entre junho e 14 de setembro, as três motas de salvamento percorreram um total de 1.344 quilómetros", contabiliza, além da segurança das praias ter sido acautelada com 22 nadadores-salvadores da associação "ResgatÍlhavo".

Foram também realizadas ações de sensibilização diárias e reforçada a sinalética nas praias do município.

A vigilância dos espaços balneares da Praia da Barra e da Costa Nova do Prado decorre até dia 31, através do "Dispositivo Especial de Vigilância Balnear", que resulta de uma parceria entre a Câmara de Ílhavo e a associação Resgatílhavo.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar