Premiado projeto que melhora diagnóstico de Alzheimer

Foi também distinguido um projeto para acelerar recuperação de lesões vertebromedulares.

28 de novembro de 2018 às 21:28
Edmundo Martinho, José Vieira da Silva e Luísa Lopes Foto: Mariline Alves
Edmundo Martinho, José Vieira da Silva e Luísa Lopes Foto: Mariline Alves
Edmundo Martinho Foto: Mariline Alves

1/3

Partilhar

Os prémios Santa Casa Neurociências 2018 foram esta quarta-feira entregues no Teatro Thalia, em Lisboa, a um projeto sobre reabilitação vertebromedular e um outro sobre a doença de Alzheimer, cujo objetivo é melhorar o diagnóstico da doença. Cada um dos projetos arrecadou 200 mil euros.

Nesta 6ª edição, o Prémio Melo e Castro foi atribuído a Nuno Sousa e sua equipa de investigação da Universidade do Minho, pelo projeto ‘Thertact-Exo: Exoesqueleto controlado por atividade cerebral para reabilitação vertebromedular’. O objetivo é tornar mais rápida a recuperação de lesões vertebromedulares, recorrendo a um exoesqueleto controlado por atividade cerebral, realidade virtual e feedback táctil.

Pub

"Este é um projeto de interdisciplinaridade que envolve áreas como a medicina, bioquímica, engenharia e até música", disse Miguel Gago, o elemento da equipa que recebeu o prémio, dada a ausência de Nuno Sousa.

Já o Prémio Mantero Belard, foi atribuído a Luísa Lopes e respetiva equipa de investigadores do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, da Universidade de Lisboa. O projeto utiliza "novos modelos baseados no envelhecimento para elucidação de mecanismos de patogénese da doença de Alzheimer".

"O objetivo é melhorar o neurodiagnóstico de Alzheimer", disse Luísa Lopes, defendendo que "os prémios Santa Casa mudaram o panorama das neurociências em Portugal".

Pub

Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que tutela a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, defendeu que estes prémios devem ser "preservados e ampliados", desafiando a instituição a alargar os prémios para "outras áreas".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar