Presidente Marcelo promulga diploma dos docentes

Governo mantém os dois anos, nove meses e 18 dias. Professores prometem luta no Parlamento e na rua.

12 de março de 2019 às 08:54
Marcelo Rebelo de Sousa Foto: Hugo Rainho
Marcelo Rebelo de Sousa Foto: Lusa
Mário Nogueira Foto: Lusa
Mário Nogueira lidera a Fenprof Foto: Tiago Sousa Dias
Professores voltam à rua no próximo dia 23, numa manifestação em Lisboa Foto: Bruno Colaço

1/5

Partilhar

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o diploma do Governo que repõe dois anos, nove meses e 18 dias do tempo de serviço congelado aos professores.

O Presidente sugere aos partidos que suscitem a apreciação do diploma na Assembleia da República e procurem "fórmulas que não questionem os limites do Orçamento para 2019".

Pub

"Tendo falhado as negociações, se o Presidente da República não promulgasse o diploma, isso poderia conduzir a deixar os professores sem qualquer recuperação na carreira durante o ano 2019", lê-se numa nota divulgada no site da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa tinha vetado inicialmente o diploma, a 16 dezembro do ano passado, exigindo a abertura de um processo negocial.

Pub

Em declarações ao CM, Mário Nogueira, secretário-geral da FENPROF, disse que o "Governo aprovou um roubo de 6 anos e meio de vida aos professores, pois acha que trabalham menos ou têm menos direito", prometendo continuar no Parlamento a luta pela reposição integral do tempo de serviço (nove anos, quatro meses e dois dias).

"Queremos encontrar uma solução", sublinha.

A resposta dos professores passa também pela rua. Para dia 23 está marcada uma manifestação em Lisboa.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar