Programador descobre solução para ataque informático por 10 euros
Jovem de 22 anos comprou domínio na net e descobriu que este neutraliza o software malicioso.
Um programador da área de segurança online descobriu, inadvertidamente, uma forma de contornar o ataque informático que afetou milhares de computadores em todo o mundo.
O homem, que será um britânico de 22 anos conhecido pela identidade no twitter de @malwaretechblog, detetou que o ransomware (software malicioso que rouba dados de um computador onde se aloja) fazia ligações a um site com a terminação "gwea.com". Um domínio que não existia.
O programador comprou então esse domínio e descobriu que todos os computadores infetados tentavam contactar o site que tinha acabado de comprar, por apenas 10 euros.
Usou esses dados para fazer um mapa dos ataques, mas acabou por perceber que, ao contactar o site, o software malicioso se desligava. Afinal, o domínio funciona como uma espécie de interruptor, que adormece o programa (designado por Wanna Decryptor, Wcry ou WannaCry) usado para roubar informação e bloquear os computadores.
A descoberta não resolveu todos os problemas, mas ajudou a que muitas empresas conseguissem ganhar tempo para atualizar os sistemas operativos.
Portugal é alvo
Lembre-se que Portugal foi um dos países afetados por este ataque informático. Empresas como a PT e Vodafone tiveram computadores bloqueados e servidores desligados. O software malicioso exige que as empresas paguem 300 dólares (274 euros) para desbloquear cada terminal infetado.
Em Portugal, o caso está a ser investigado pela PJ. Estima-se que o ataque terá afetado computadores em 99 países.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt