Promotora do festival Marés doa 5 euros por bilhete vendido este mês a instituições das regiões afetadas pelo mau tempo

Responsável da promotora explica que irá trabalhar com a autarquia para perceber qual a melhor forma de ajudar com o valor arrecadado.

04 de fevereiro de 2026 às 15:41
Festival Marés Vivas muda de local e passa a chamar-se Marés Foto: MANUEL FERNANDO ARAÚJO/Lusa
Partilhar

A PEV Entertainment, promotora do festival Marés, que se realiza em julho, em Matosinhos, anunciou, esta quarta-feira, que por cada bilhete vendido até ao final do mês vai doar cinco euros para instituições das regiões afetadas pela tempestade Kristin.

"Vamos doar cinco euros por cada bilhete vendido até ao final de fevereiro, sendo essa a nossa forma de ajudar as pessoas afetadas pela tempestade Kristin", disse o responsável da PEV Jorge Lopes, no final de uma conferência de imprensa para a apresentação do festival Marés que, este ano, deixou Vila Nova de Gaia, onde acontecia desde 2007, e passou para Matosinhos.

Pub

Jorge Lopes explicou que conta, depois, com a ajuda da presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, para junto dos seus homólogos da região Centro, a mais afetada pela tempestade, perceber qual a melhor forma de ajudar com o valor que se conseguir reunir.

"Acreditamos que as necessidades são prementes e queremos, de alguma forma, dar a nossa ajuda e o nosso contributo", insistiu.

Dez pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

Pub

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar