page view

Cerca de 250 pessoas deslocadas, evacuação de lar em Coruche em avaliação devido ao mau tempo

Depressão Kristin deixou, na semana passada, um rasto de destruição na região Centro do país, com Leiria Coimbra e Santarém a serem os distritos com mais estragos.

04 de fevereiro de 2026 às 14:49

Atá esta quarta-feira, há 251 pessoas deslocadas devido ao mau tempo nos distritos de Leiria, Santarém e Castelo Branco, estando a ser avaliada a retirada de 132 utentes de um lar em Coruche, informou a Proteção Civil.

Em conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, Oeiras, o comandante nacional indicou esta quarta-feira, citando dados da Segurança Social, que há 145 pessoas deslocadas no distrito de Leiria, 53 no de Santarém e outras 53 no de Castelo Branco.

No caso de Leiria, dos 145 deslocados, 122 foram encaminhados "para uma zona de concentração e apoio a pessoas" e 23 foram "acolhidos em respostas alternativas" de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), precisou Mário Silvestre.

Em Santarém, está ainda a ser avaliado se será necessário evacuar um lar com 132 utentes em Coruche, devido à eventual subida do caudal do rio Sorraia.

"Já temos o plano de evacuação dessa ERPI devidamente efetuado, com articulações feitas ao nível do município e dos comandos sub-regionais", acrescentou.

A depressão Kristin deixou, na semana passada, um rasto de destruição na região Centro do país, com Leiria Coimbra e Santarém a serem os distritos com mais estragos.

Esta quarta e quinta-feira, todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, passando a aguaceiros, devido à passagem da depressão Leonardo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado emitido na terça-feira, o IPMA informou que as ondulações frontais associadas à depressão Leonardo irão afetar o estado do tempo em Portugal continental até sábado, com períodos em que a precipitação será persistente e por vezes forte, queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, vento forte e agitação marítima forte.

Desobstruir os sistemas de escoamento de águas pluviais, evitar a permanência em áreas arborizadas e a circulação em zonas ribeirinhas vulneráveis a galgamentos costeiros, e não estacionar os carros em leitos de cheias nem atravessar zonas inundadas são algumas das recomendações da ANEPC à população.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8