Proteção Civil pede "especial cuidado" devido à chuva forte dos próximos dias
Autoridade pede aos condutores atenção na circulação rodoviária e aconselha a adoção de uma condução defensiva.
A Autoridade Nacional da Proteção Civil emitiu um aviso à população devido ao agravamento do estado de tempo em Portugal Continental. Nos próximos dias, prevê-se chuva forte, vento, agitação marítima e queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Os períodos de chuva, por vezes forte, acompanhada de granizo e trovoada poderão provocar cheias em zonas urbanas, alerta a Proteção Civil num comunicado. Espera-se também que as estradas esteja escorregadio devido à acumulação de gelo ou neve e à formação de lençóis de água.
O vento pode ainda arrastar para as estradas objetos que podem causar acidentes.
A autoridade pede aos condutores atenção na circulação rodoviária e aconselha a adoção de uma condução defensiva. Segundo o comunicado, a população deve evitar circular em vias afetadas pela acumulação de neve, principalmente se viajar com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais.
Se a circulação for indispensável, os condutores devem adotar medidas de prevenção, como a utilização de correntes de neve dos veículos e a verificação do estado dos pneus.
"Especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais", lê-se no comunicado.
Ao longo dos próximos dias, a autoridade pede atenção "às informações de meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt