Protótipo de bicicleta "inteligente" desenvolvido na Universidade de Aveiro

Sistema possui sensor para detetar veículos atrás da bicicleta.

25 de junho de 2025 às 16:48
Universidade de Aveiro Foto: Miguel pereira da silva
Partilhar

A Universidade de Aveiro desenvolveu um protótipo de bicicleta que, entre outras inovações, possui um sensor para detetar veículos atrás da bicicleta, uma câmara para identificar peões e veículos, e sensores biométricos, revelou, esta quarta-feira, fonte académica.

A "bicicleta inteligente" possui também um monitor de frequência cardíaca, GPS, acelerómetro, giroscópio e sensor de luz, para gerir o esforço do ciclista e da bateria, de acordo com os seus dados vitais.

Pub

Segundo uma nota de imprensa da Universidade de Aveiro, o sistema "inclui ainda uma célula de carga para monitorizar o peso transportado e integra comunicação via "CAN Bus", que permite que várias unidades de controlo possam interagir e trocar informações e decisões de um modo mais eficiente".

O protótipo "também é capaz de enviar mensagens de alerta a utilizadores vulneráveis de estrada, promovendo uma maior proteção do ciclista, e possui gestão térmica adaptativa da bateria, aumentando a sua durabilidade e segurança".

"Este protótipo representa um avanço significativo na segurança do ciclista e deteção de obstáculos, monitorização das condições do ciclista e do ambiente e na comunicação inteligente, permitindo a integração com infraestruturas urbanas e redes inteligentes de mobilidade", destaca a nota universitária.

Pub

O modelo da "bicicleta inteligente conectada", apresentado na conferência internacional promovida pelo Centro de Inovação de Valor para a Bicicleta (BIKINNOV), foi desenvolvido no âmbito de uma colaboração entre o Instituto de Telecomunicações (IT) e o Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da UA.

A equipa do DEM, composta por Tiago Gândara e Adriano Figueiredo, sob orientação do professor José Paulo Santos, foi responsável pela conceção e fabrico da estrutura do protótipo, do controlador inteligente e da bateria modular com sistema de arrefecimento ativo.

Por sua vez, a equipa do IT focou-se na integração de múltiplos sensores e no desenvolvimento de algoritmos avançados de segurança e deteção de colisões.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar