Provas de aferição para 325 mil alunos
Testes de inglês da Universidade de Cambridge suspensos.
O Ministério da Educação (ME) revelou esta sexta-feira o novo modelo de avaliação externa das aprendizagens, que elimina, já neste ano letivo, as provas finais de 4º e 6º ano e o teste de inglês de Cambridge do 9º ano, tudo avaliações introduzidas pelo ex-ministro Nuno Crato. As provas do 9º a Matemática e Português continuam.
O novo modelo do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, cria já este ano letivo provas de aferição nos 2º, 5º e 8º anos de escolaridade. Estas provas são obrigatórias, não contam para a nota final e serão realizadas por cerca de 325 mil alunos. O objetivo, segundo o ME, é realizar provas "antes da conclusão de cada ciclo de ensino, de modo a poder agir atempadamente sobre as dificuldades detetadas".
Neste ano letivo, as provas de aferição do 2º e 5º anos realizam-se na última semana de aulas e as do 8º ano após o fim das aulas, em datas a designar. No 5º e no 8.º anos, haverá aferição a Português e Matemática, mas a partir de 2016/2017 as provas incidirão sobre outras disciplinas.
Já no 2º ano, o processo de aferição abrange provas de Português e Matemática, "ambas com uma componente de Estudo do Meio". Em 2016/2017, abrangerá também a área de Expressões. As provas do 2º ano serão realizadas na sala de aula pelos próprios docentes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt