Quando a exigência parte dos alunos
Escola Vasco da Gama foi a melhor pública de Lisboa no 9º ano.
"Os meus pais são exigentes, mas eu própria exijo muito de mim, com um 4 não fico satisfeita". As palavras de Margarida Miguel, de 14 anos, aluna do 9º ano, representam bem o perfil dos alunos da Básica Vasco da Gama, considerada a melhor escola pública de Lisboa no 9º ano nos rankings do CM, com 3,46 valores num máximo de 5. A nível nacional a escola ficou em 97º lugar, uma vez que os estabelecimentos privados dominam as posições cimeiras.
A aluna destaca "as boas condições" da escola mas diz que se pudesse "trocava alguns professores". Já Guilherme Jardim, de 13 anos, também do 9º ano, diz não sentir "pressão" por parte da família e diz que para ter boas notas é preciso estar "atento nas aulas, ter um bom método de estudo e dormir bem". Na escola, melhoraria "a comida".
Com 800 alunos e 70 por cento de docentes do quadro, a escola é frequentada por alunos de classe média alta e é uma das mais cobiçadas de Lisboa, sendo pequena para a procura.
A diretora do agrupamento Eça de Queirós, Maria José Soares, admite que a escola beneficia "do elevado nível de instrução das famílias dos alunos". E sublinha "o esforço de estudantes e professores" e o facto de "a maior parte dos alunos começarem no agrupamento no pré-escolar, beneficiando assim de uma continuidade".
Também Rosa Rocha, coordenadora da escola, destaca o esforço de docentes e estudantes e sublinha o facto de os alunos terem "muito apoio em casa porque os pais estão sempre atentos à educação dos filhos".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt