Quase 270 escolas em Portugal ainda têm tetos de amianto

Em 2025 estes materiais foram retirados apenas de 34 espaços, nem sempre em conformidade com a lei.

27 de dezembro de 2025 às 13:46
Partilhar

Apesar dos riscos para a saúde, ainda há quase 270 escolas em Portugal que continuam a ter tetos e outros materiais com amianto, uma situação que preocupa pais, alunos e professores. Em 2025, estes materiais foram retirados apenas de 34 espaços públicos, mas nem sempre em conformidade com a lei, visto que os prazos não foram cumpridos.

No passado o Governo alertou as instituições para que até 2020 todos os materiais que contivessem amianto fossem retirados dos edifícios públicos, no entanto, cinco anos depois, ainda existem 389 edifícios do Ministério da Educação com este tipo de cobertura nociva para a saúde.  

Pub

O pedido de remoção destes materiais aconteceu devido aos riscos associados à exposição prolongada aos mesmos. Doenças como o cancro, provocadas pela inalação de partículas do amianto, podem vir a ser diagnosticadas apenas 20 anos depois de serem contraídas. 

Várias instituições estão a levantar dúvidas relativamente ao cumprimento das medidas previstas e sobre os prazos efetivos para a eliminação total deste material em espaços públicos, incluindo escolas.  

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar