Quercus retira 'Qualidade de Ouro' à praia de Dona Ana

Em causa estão as intervenções recentes.

29 de julho de 2015 às 09:01
Praia D. Ana Foto: Direitos Reservados
Partilhar

A Quercus anunciou esta quarta-feira que suspendeu a classificação 'Qualidade de Ouro' atribuída à praia de Dona Ana, em Lagos, Algarve, considerando que as obras realizadas comprometeram o equilíbrio ambiental e paisagístico que fundamentam a atribuição deste galardão.

Em causa estão as intervenções recentes realizadas na praia por decisão governamental, que compreenderam a recarga artificial de areia, numa extensão de 40 metros, a construção de um esporão para reter sedimentos e a consolidação de arribas.

Pub

"Para além de alterarem significativamente a paisagem natural característica da praia da Dona Ana, colocam em causa a conservação e a proteção de ecossistemas marinhos de elevada biodiversidade, nomeadamente a destruição de dois roteiros subaquáticos identificados pela Universidade do Algarve", critica a associação ambientalista, num comunicado enviado à agência Lusa..

Para a Quercus, estas intervenções "não se justificam" devido ao seu custo elevado (1,8 milhões de euros) e ao seu caráter temporário.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar