page view

Registadas 9 derrocadas nas arribas no inverno

Está apenas prevista intervenção na praia da Falésia.

15 de março de 2016 às 13:05

Este inverno, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) registou nove derrocadas nas arribas da costa algarvia. Destas, apenas uma justifica intervenção – na praia da Falésia, em Albufeira, onde a intempérie de novembro destruiu a escadaria de acesso.

Entre 20 e 30 mil euros é quanto a APA prevê gastar nos trabalhos de reparação da escadaria e a intenção é que estejam concluídos antes da época balnear – que no concelho de Albufeira arranca a 15 de maio.

Das restantes derrocadas registadas, sete ocorreram igualmente em Albufeira e foram detetadas, também, numa inspeção realizada após as inundações de 1 de novembro, que atingiram com maior intensidade aquele município. Já mais recentemente, há cerca de duas semanas, numa nova inspeção, a APA identificou outra derrocada, no concelho de Lagoa, num areal sem acesso por terra.

Em média, na costa algarvia, são registadas 12 derrocadas naturais de arribas durante o inverno, provocadas pela chuva e pelo mar mais agitado. No entanto, tal como este ano, também nos dois últimos invernos o número ficou abaixo da média: foram 10 em 2014, e 9 em 2015. Em parte, devido a uma menor pluviosidade.

O maior perigo, contudo, é quando as derrocadas de arribas acontecem durante verão, quando os areais estão cheios, como aconteceu na praia Maria Luísa, em agosto de 2009, provocando cinco vítimas mortais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8