Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vigia professores
SPN considera que as declarações e práticas do reitor têm “caráter persecutório e instigador de um ambiente de intimidação”.
O reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Emídio Gomes, afirmou que “sabe tudo sobre os seus professores” através de reuniões com “confidential agreement” (acordo de confidencialidade) que realiza com “núcleos de curso”.
“Sei exatamente o que cada um deles faz, como está, quando faltam às aulas, quando fazem batota com as aulas, quando não põem lá os pés, sei isto tudo sobre cada um, com este cuidado, conheço as debilidades da minha própria instituição, no sentido de a fortalecer”, afirmou, no dia 9, no INOV - Norte Evento Inaugural, segundo o Sindicato de Professores do Norte (SPN), que integra a Fenprof.
O SPN considera que as declarações e práticas do reitor têm “caráter persecutório e instigador de um ambiente de intimidação”, sublinhando que isto mostra como “práticas de incentivo à intriga, persecução e hipervigilância se têm propagado em muitas instituições de Ensino Superior”.
O SPN deixa claro, em comunicado, que “nas instituições de Ensino Superior não há lugar para perseguições, abuso de poder ou qualquer outra forma de limitação da liberdade pessoal e/ou coletiva”.
O Snesup garante que devido a esta "cultura do medo e da prepotência", recebe um "elevado número de pedidos de apoio jurídico de docentes e investigadores da UTAD". Em comunicado, o Snesup pede ao Conselho Geral da UTAD e ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação que "repudiem este tipo de práticas não conformes com o estado de direito democrático".
Reitor garante que acusação não tem "qualquer fundamento"
Confrontado pelo CM, o reitor Emídio Gomes afirmou que se trata de "uma acusação sem qualquer fundamento, a partir de afirmações retiradas do contexto da resposta à pergunta sobre o papel dos estudantes na avaliação dos docentes e a forma como estes devem ser avaliados."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt