Não se esqueça de acertar os relógios para o horário de verão
União Europeia propõe terminar em 2021 com acerto bianual. Governo discorda de ideia.
A hora muda esta noite. Assim, em Portugal Continental e na Madeira, quando forem 01h00, o relógio é adiantado 60 minutos, passando para as 02h00. Nos Açores, a mudança é à meia-noite (00h00), passando para a 1h00. Para a Comissão Europeia e Parlamento Europeu acertar o relógio duas vezes por ano deverá acabar em 2021. Ideia que Portugal não partilha.
O presidente do Observatório Astronómico, Rui Agostinho, referiu que o país conta agora com "a possibilidade de defender a manutenção da mudança de hora bianual no Conselho da União Europeia". Nesta matéria não é necessária unanimidade e a votação deverá ocorrer em junho. Mas as regras terão depois de ser acordadas entre o Parlamento Europeu e o Conselho da UE.
Para o primeiro-ministro, António Costa, "há países onde, porventura, o regime de uma só hora é adequado. Em Portugal, não vi ninguém a queixar-se desta mudança da hora. A não ser naquele dia em que se diz:"Que chatice, esqueci-me de acertar a hora!".
"Os meus filhos eram pequeninos e tinham de sair todos de noite para ir para a escola", recordou o primeiro ministro à TSF sobre o tempo em que o país alinhava pelo fuso horário de Berlim (entre 1992 e 1996).
PORMENORES
Diretiva de 2000
O regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva de 2000, que estipulou a mudança de hora bianual.
Comissão Europeia
Avançou em setembro último com uma proposta para o fim da mudança da hora em 2019.
Parlamento Europeu
Dia 26 votou a favor da proposta. Mas se o país optar pela hora de verão fará a última mudança em março de 2021. Se opção for a hora de inverno, o último acerto é em outubro de 2021.
Conselho da UE
Em junho será votada a possibilidade de manter a mudança da hora. Se for rejeitada, até abril de 2020 os Estados decidem pela hora de Inverno ou Verão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt