Restelo mantém bitola alta
Secundária do Restelo foi a melhor escola pública de Lisboa e segunda melhor do País.
Habituada aos primeiros lugares dos rankings, a Secundária do Restelo foi a melhor escola pública de Lisboa e a segunda melhor do País, com média de 12 valores, só ultrapassada pela Raúl Proença, nas Caldas da Rainha. No ranking geral a escola ficou em 32º lugar, num ano em que o domínio das privadas se acentuou.
"Nesta escola o grau de exigência dos professores é muito superior ao das outras, tanto públicas como privadas. Nós sentimos pressão por todo o lado, também somos todos um bocado competitivos uns com os outros, e somos muito bem preparados nos anos que cá passamos ", diz Lourenço Hart, aluno do 12º ano.
Armando Geraldes, professor de Economia, enfatiza a qualidade dos estudantes: "São alunos com objetivos pré-estabelecidos e fortemente motivados, o que facilita o nosso trabalho".
Situada num dos bairros mais caros de Lisboa, a escola já teve nos seus órgãos, como representantes dos pais, figuras como Adriano Moreira. "Nas assembleias de escola, com uma só frase conseguia sintetizar tudo. Fiquei com uma enorme admiração por ele", recorda Júlio Santos, hoje presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento do Restelo.
O responsável máximo da escola admite que a origem social dos alunos é determinante, juntamente com a estrutura organizativa. "O apoio que os alunos, têm devido à formação académica e recursos económicos dos pais, é um fator que contribui para estes resultados", disse Júlio Santos, acrescentando: "Há dois fatores que gostaria de sublinhar: a capacidade dos alunos para desenhar projetos de vida próprios e a forma como as lideranças intermédias da escola, como a coordenação de diretores de turmas e coordenação de departamentos, conseguem enquadrar melhor os novos professores, uma vez que, devido às aposentações, temos perdido excelentes profissionais".
O elemento negativo da escola são as instalações. A renovação da Parque Escolar que esteve prevista não se concretizou e não se sabe quando poderá a escola ser remodelada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt