As vantagens da rinoplastia

Cirurgia deve deixar o nariz adequado à cara do paciente.

31 de janeiro de 2015 às 19:56
Rinoplastia, corrigir, defeitos Foto: D.R.
Partilhar

Já pensou fazer uma rinoplastia?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Já pensou fazer uma rinoplastia?

Se há uns anos a rinoplastia era vista como uma cirurgia meramente estética, atualmente o caso é diferente. A operação pode ser feita por esse motivo mas também, e cada vez mais, por uma questão funcional. Na mesma intervenção podem corrigir-se defeitos congénitos ou causados por um traumatismo e ainda solucionar problemas de obstrução nasal. Não são todos os pacientes que podem ser submetidos a esta cirurgia, mas quando os requisitos se cumprem e a operação é aconselhada, o objetivo é que o nariz fique adequado à cara do paciente. Por isso, a operação deve ser feita por um otorrinolaringologista.

Pub

"O nariz é uma unidade, uma peça única. O que mudou de há uns anos para hoje é que olhamos para um nariz estético sem nunca esquecer da função. Podemos ter um nariz bonito mas não conseguimos respirar", exemplifica António Sousa Vieira, cirurgião e coordenador da Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital Lusíadas Porto.

Depois da operação, não se pretende que o nariz se destaque. "Não se pretende um nariz que chama a atenção nem que seja a ‘régua e esquadro’. Como cirurgiões, queremos desmistificar a perfeição. Pretendemos corrigir a forma e queremos que essa pessoa respire", adianta o especialista.

Pub

Devido à formação que tiveram, são os otorrinolaringologistas os médicos que têm mais competência para operar, em vez dos cirurgiões plásticos. "Nos últimos 15 anos, na Europa, é a especialidade de otorrino que trata esta estética", explica.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar