Mais de 80% dos hospitais cumprem os critérios de qualidade exigidos.
O Hospital Eduardo Santos Silva, do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, é a única unidade de saúde que, ao nível da excelência clínica, cumpre todos os critérios de avaliação da Entidade Reguladora da Saúde (ERS). O segundo relatório anual do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde, divulgado ontem, revela ainda que 82% dos hospitais cumprem os parâmetros de qualidade exigidos.
Ao todo, foram alvo de avaliação 163 prestadores de cuidados de natureza hospitalar, dos quais 130 obtiveram resultados positivos na dimensão de excelência clínica, que reflete os resultados dos procedimentos e diagnósticos em internamento, com alta entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2013. Excluídas as sete entidades em que não foi possível aferir o cumprimento de todos os critérios e as 17 unidades que recusaram participar, os restantes 106 hospitais foram distinguidos com a ‘estrela’ do primeiro nível de excelência e avançaram na avaliação.
Das 14 áreas de saúde estudadas, registou-se um aumento do número de hospitais que atingiram o nível III (máximo) de excelência em Ortopedia (32 unidades), Cirurgia de Ambulatório (26) e Ginecologia (19), face ao relatório anterior, de junho deste ano. Já nas ocorrências de pneumonia da área Pediátrica e em dois tipos de cirurgias cardíacas, nenhum hospital chegou ao nível III.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.