Saiba se pode ou não ir à praia esta quarta-feira

Temperaturas em Faro vão chegar aos 31 graus, mas com nevoeiro.

27 de junho de 2018 às 09:02
Portugal, Aviso Amarelo, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IPMA, Tempo, Metereologia Foto: Luís Costa / Correio da Manhã
IPMA, metereologia, sol, tempo
temperaturas, calor, setembro, metereologia Foto: João Miguel Rodrigues
Calor, Distritos, Alerta, Temperatura, Metereologia Foto: Vítor Mota

1/4

Partilhar

O IPMA  prevê para, esta quarta-feira, nas regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela céu geralmente muito nublado, sobretudo por nuvens altas a partir do final da manhã, e vento fraco, soprando temporariamente moderado de noroeste nas terras altas e durante a tarde no litoral.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena descida da temperatura mínima e subida da máxima no litoral Norte.

Pub

Nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, o IPMA prevê céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até meio da manhã, vento fraco a moderado de noroeste e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (Guarda e Viseu) e os 17 (em Faro) e as máximas entre os 21 (Aveiro e Porto) e os 31 (em Faro).

Pub

Como resultado das condições metereológicas, quatro distritos estão sob alerta de risco de incêndio muito elevado.

Madeira e continente em risco muito elevado de exposição UV

Os 18 distritos do continente e o arquipélago da Madeira apresentam esta quarta-feira um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Pub

Com este risco estão os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Leiria, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja, Aveiro, Viana do Castelo, Braga, Porto e Faro e o arquipélago da Madeira.

Nos Açores, as ilhas das Flores e Faial (grupos ocidental e central) apresentam risco elevado e a Terceira (grupo central) e São Miguel (grupo oriental) estão com níveis moderados.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Pub

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar