Bebés de Natal dão esperança e alegria
Samuel teve de fazer 136 quilómetros para nascer.
Samuel nasceu aos 17 minutos do Dia de Natal, na maternidade do Hospital de Santo André, em Leiria. É filho de um casal brasileiro que reside há pouco mais de um ano na serra de Santo António, em Alcanena. Eduarda Maciel, de 23 anos, e Nataniel Ferreira, de 27, ligaram para a linha SNS 24 e foram encaminhados para o Hospital de Abrantes, mas a maternidade estava fechada e tiveram de seguir para Leiria, percorrendo 136 km. “Graças a Deus correu tudo bem”, disse ao CM o pai de Samuel. O menino nasceu de cesariana, às 38 semanas e cinco dias de gravidez, com 3,6 kg. Em resposta ao CM, o Ministério da Saúde já responsabilizou o Hospital de Abrantes por não ter informado que estaria encerrado no dia 24.
Na Grande Lisboa, nasceu um menino às 00h42, no Garcia de Orta (Almada). Já na Maternidade Alfredo da Costa, Ana Isa Garcia veio ao mundo de parto normal, com 3,55 kg, às 03h35.
Bernardo foi o ‘menino Jesus’ do Minho. Nasceu de cesariana, com 3,130 quilos, à 01h21, no Hospital de Braga. “Agora, o Natal tem mais sentido para nós”, dizem os pais, Kamila e Renan, de 28 anos e do Paraná (Brasil), a residir em Portugal há 3 anos.
Noah estava previsto nascer em janeiro, mas não perdeu tempo. “Fizemos uma hora de viagem entre Penedono e Viseu e o parto foi muito rápido”, diz ao CM Beatriz Nunes, de 22 anos, natural de um dos concelhos onde nascem menos bebés.
No Centro Materno-Infantil do Norte, Porto, nasceu uma menina às 04h54. Viana do Castelo recebeu André às 06h54, que veio ao mundo de cesariana. No Hospital de S. João, a pequena Lília nasceu às 10h06, filha de pais vindos de Rabat (Marrocos).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt