SATA repudia "com veemência" declarações de gestor dos CTT

Rui Coutinho refere que "pode facilmente verificar-se na página das estatísticas oficiais do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) que não tem existido redução de voos".

24 de outubro de 2025 às 13:41
Avião da Sata Air Açores Foto: dr
Partilhar

O presidente do Conselho de Administração da SATA repudiou "com veemência" as afirmações do presidente da Comissão Executiva dos CTT sobre o transporte postal e diz que não tem existido redução de voos.

Citado em nota de imprensa, Rui Coutinho refere que "pode facilmente verificar-se na página das estatísticas oficiais do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) que não tem existido redução de voos".

Pub

"Muito pelo contrário. A Azores Airlines e a SATA Air Açores têm reforçado consistentemente a oferta de voos nas rotas domésticas com destino ao arquipélago dos Açores", frisa.

O presidente da Comissão Executiva dos CTT, João Bento, responsabilizou na quarta-feira o transporte aéreo entre o continente e os Açores por 25% dos dias do ano estarem "profundamente abaixo da capacidade" contratualizada em termos de expedição de correio.

João Bento afirmou que, em "25% dos dias do ano não houve a capacidade contratualizada com as companhias aéreas", sendo que esta "dificuldade foi muito agravada com decisões da SATA recentes" relacionadas com a "alteração do número de voos" e "tempos de atendimento" para expedir a carga dos CTT.

Pub

A transportadora açoriana adianta que as situações de cancelamento de voos referidas, "maioritariamente por questões meteorológicas, não podem, razoavelmente, ser apontadas como responsabilidades das transportadoras que operam no arquipélago dos Açores".

A operadora aponta que as alterações "recentemente efetuadas a nível de tarifário permitem que a SATA não internalize custos de terceiros, como tem vindo a acontecer desde o ano 2000", sendo que "é um princípio de gestão necessário à sustentabilidade das transportadoras".

"O grupo SATA tem como prioridade servir os açorianos, promovendo a sua mobilidade e prestando serviços essenciais para o seu dia-a-dia. Por isso repudiamos as declarações feitas pelo presidente da Comissão Executiva dos CTT sobre o transporte de correio nos Açores e as acusações feitas, em especial, à SATA em relação a este tema", declara Rui Coutinho.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar