Seis mil escolhem bastonário dos enfermeiros
Três dos candidatos integram o atual elenco da Ordem.
Cerca de 6000 enfermeiros elegem esta terça-feira o novo bastonário, que irá surgir de um lote de sete candidatos. Três deles – Listas A, C e F – fazem parte do atual elenco da Ordem, liderado pelo bastonário Germano Couto, que não vai a votos.
Ana Rita Cavaco recandidata-se, depois de ter perdido as eleições de 2011 para Germano Couto. Na altura, recorreu aos tribunais, num processo que ainda se arrasta e que agora pode ser extinto com as novas eleições.
Um objetivo comum a todos os candidatos passa pela promoção da dignidade da profissão de enfermeiros, conseguindo assim evitar que mais profissionais deixem o País.Todos referem o papel relevante do enfermeiro na prestação dos cuidados de saúde, que se traduz, por exemplo, numa poupança de milhões de euros.
Querem marcar pela diferença e algumas propostas destacam-se, entre as quais a integração no estatuto da Ordem dos títulos de especialista em saúde familiar; a implementação de um seguro profissional mais abrangente ou ainda questões de remuneração.
Todos referem o papel relevante do enfermeiro na prestação dos cuidados de saúde, que se traduz, por exemplo, numa poupança de milhões de euros.
Além dos sete candidatos, vão também a votos as listas B, D e H, mas apenas para as secções regionais da Ordem dos Enfermeiros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt