Atual bastonária recandidata-se, tal como Guilherme Figueiredo e Jerónimo Martins.
Há três candidatos a bastonário da Ordem dos Advogados: Elina Fraga, que se recandidata a um segundo mandato, Guilherme Figueiredo, que ficou em segundo lugar nas últimas eleições, e Jerónimo Martins, que ficou em último.
"Defender a advocacia, proteger a cidadania" é o lema da campanha da atual bastonária, eleita em novembro de 2013 com 31% dos votos. Já Guilherme Figueiredo, antigo presidente do Conselho Regional do Porto, defende, sob o lema "Afirmar a advocacia realizando o Estado de Direito", menos quotas e menos custas. Figueiredo foi o primeiro nome conhecido das próximas eleições, que decorrerão entre novembro e dezembro, e apresenta a sua candidatura na próxima terça-feira, dia 10, em Lisboa. No dia seguinte é a vez de Jerónimo Martins, antigo presidente da Comissão de Direitos Humanos, apresentar a candidatura "O Futuro é Agora".
Entre os nomes que já manifestaram os seus apoios estão Bacelar Gouveia, Isabel Moreira e Artur Marques (Elina Fraga), enquanto Guilherme Figueiredo conta com o apoio de três antigos bastonários (Lopes Cardoso, Rogério Alves e Maria de Jesus Serra Lopes), além de José António Barreiros, Miguel Matias e Rui Patrício. Pela primeira vez, o bastonário terá de ser eleito com maioria absoluta, pelo que poderá haver segunda volta.Vasco Marques Correia, antigo presidente do Conselho Regional de Lisboa, e António Faustino, que foi vice- -presidente do bastonário Rogério Alves, são candidatos à presidência da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores. Criada em 1947, a Caixa é responsável pela concessão das pensões de reforma e subsídios por invalidez aos seus beneficiários. Atualmente é presidida por José Ferreira de Almeida. Vasco Marques Correia e António Faustino apresentam candidaturas independentes.
António Jaime quer voltar a liderar Conselho de Lisboa
António Jaime Martins vai recandidatar-se a presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados e é, para já, o primeiro candidato assumido a este cargo. O advogado, que nas últimas eleições apresentou uma lista integrada na candidatura de Vasco Marques Correia a bastonário, surge agora de forma independente. A candidatura é apresentada na próxima quinta-feira, dia 12.
Recorde-se que as últimas eleições para a Ordem dos Advogados foram as mais concorridas de sempre, com seis candidatos. Desta vez, são apenas três.
Caixa de Previdência conta com duas candidaturas
Vasco Marques Correia, antigo presidente do Conselho Regional de Lisboa, e António Faustino, que foi vice- -presidente do bastonário Rogério Alves, são candidatos à presidência da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores. Criada em 1947, a Caixa é responsável pela concessão das pensões de reforma e subsídios por invalidez aos seus beneficiários. Atualmente é presidida por José Ferreira de Almeida. Vasco Marques Correia e António Faustino apresentam candidaturas independentes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.