Sentiu o sismo? IPMA pede à população que responda a questionário para ajudar a cartografar o abalo
Instituto pede que se relate a experiência pessoal e não a experiência de outras pessoas.
Se faz parte dos portugueses que sentiram o sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter registado na madrugada desta segunda-feira, pode deixar o seu testemunho no site o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O objetivo é que o IPMA consiga cartografar a "extensão dos efeitos dos sismos sentidos".
O IPMA disponibiliza um "questionário macrossísmico" para que a população relate a sua experiência, através de "comentários específicos e gerais". O questionário está disponível em português, castelhano inglês e francês.
Recorde-se que, segundo a Proteção Civil não há registo de vítimas ou danos materiais. No entanto, o abalo foi sentido de Norte a Sul do País.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, reagiu ao sismo de magnitude 5.3 sentido esta madrugada de Norte a Sul do País como um "teste real às capacidades de resposta em caso de uma catástrofe". Rangel afirmou ainda ser necessária a "revisão da matéria dada", pelo que se deve verificar se a legislação portuguesa antissísmica é "executada e cumprida em rigor" no terreno.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt