Sismo assusta Algarve

Tremor foi sentido em todo o Barlavento Algarvio.

22 de outubro de 2015 às 13:04
sismo, evacua, câmara, escolas, Algarve, Barlavento Algarvio, tremor de terra, escolas, Silves Foto: Pedro Noel da Luz
Partilhar

"De repente sentimos o chão a abanar. Depois, ouvimos o alarme e saímos todos da sala e fizemos fila no exterior." Foi assim que alunos das escolas de Silves relataram ao CM o que aconteceu quarta-feira de manhã quando um sismo de magnitude 3.4 na escala de Richter se fez sentir na cidade, às 09h39. Também a Câmara de Silves foi evacuada, por precaução.

O abalo, que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, teve o epicentro em terra, oito quilómetros a oeste-noroeste de Silves e a 22 quilómetros de profundidade, foi também sentido em todo o Barlavento Algarvio e no concelho alentejano de Odemira. Não se registaram réplicas, mas este foi o quinto sismo registado na quarta-feira no Algarve.

Pub

O sismo causou algum alarme entre a população. José Salgueiro, de 75 anos, sentiu a terra tremer: "Estava no mercado quando senti o abalo. Foi pouca coisa e rápido", assegurou ao Correio da Manhã

Apesar do susto, não houve danos a registar. Os Bombeiros Voluntários de Silves (BVS) ainda receberam algumas chamadas, a pedir esclarecimentos. "Devido ao sismo, as escolas foram evacuadas, bem como o edifício da Câmara Municipal. Telefonaram-nos porque queriam saber se podiam retomar a atividade normal", disse ao Correio da Manhã o comandante Luís Simões, dos BVS, que explicou que aquele procedimento está previsto nos planos de segurança: "Sempre que há um sismo o plano é ativado e as escolas e outros edifícios públicos são evacuados, por precaução", adiantou.

Pub

O sismo vai agora ser aproveitado pela Proteção Civil Municipal para avaliar a eficácia dos procedimentos adotados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar