SNS pode contratar até 900 médicos aposentados
Profissionais podem ser contratados de forma imediata pelo serviço público de saúde sem interrupções na atividade assistencial.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) pode contratar até 900 médicos aposentados este ano, de acordo com o despacho publicado esta sexta-feira em ‘Diário da República’.
Segundo o documento, o número de médicos aposentados contratados para o SNS tem vindo a aumentar: em 2022 foram 427 e no ano passado passou para 587.
Os médicos aposentados são contratados através de um regime excecional, definido anualmente por despacho, que visa aumentar a capacidade de resposta do SNS às necessidades de saúde da população.
Segundo o Ministério da Saúde, os profissionais podem ser contratados de forma imediata pelo serviço público de saúde sem interrupções na atividade assistencial.
“O contingente abrange a celebração de novos contratos de trabalho, bem como a sua renovação”, refere o Ministério da Saúde. No fim de 2023, de acordo com dados da tutela, o SNS contava com cerca de 21 500 médicos especialistas, um aumento de 26%, face a 2015.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt